top of page
  • Foto do escritorARTHUR MARTINS

Você sabe o que é BIPV

BIPV significa "Building Integrated Photovoltaics" (Fotovoltaico Integrado à Construção, em tradução livre). É uma tecnologia que integra sistemas solares fotovoltaicos diretamente na estrutura de um edifício, permitindo que as superfícies do próprio edifício gerem eletricidade a partir da energia solar.


Ao contrário das tradicionais instalações solares fotovoltaicas, em que os painéis são adicionados posteriormente à estrutura do edifício, o BIPV é projetado para ser uma parte integrante do próprio projeto arquitetônico. Isso significa que os elementos de construção, como fachadas, telhados, janelas e até mesmo materiais de revestimento, são projetados para incorporar células fotovoltaicas.



O objetivo do BIPV é combinar a função de geração de energia com a estética e a função estrutural do edifício, de modo que as células fotovoltaicas sejam visualmente integradas e harmonizem com o design arquitetônico. Isso permite que os edifícios produzam eletricidade limpa de forma eficiente, ao mesmo tempo em que contribuem para a estética geral e a sustentabilidade do projeto.



As tecnologias BIPV podem incluir células solares integradas em vidros de janelas, painéis solares incorporados em fachadas de construção, telhas solares que substituem as telhas convencionais em um telhado, entre outras aplicações. Esses sistemas podem ser conectados à rede elétrica do edifício para fornecer energia para uso interno ou até mesmo para alimentar a rede elétrica geral.


O BIPV tem ganhado popularidade na arquitetura contemporânea devido à crescente demanda por soluções de energia renovável e sustentável. Além de gerar eletricidade limpa, o BIPV pode ajudar a reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis e contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa, além de criar uma ruptura entre padrões convencionais de arquitetura, incorporando novas tecnologias e contribuindo para a evolução do design arquitetônico.












4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page